Laranja
Da alimentação saudável devem fazer parte todos os diferentes grupos de alimentos, segundo uma proporção coerente e nutricionalmente adequada às necessidades humanas.
A laranja é particularmente rica em vitamina C e em pectina, uma das fracções da fibra vegetal, importante na regulação dos valores de colesterol. Acresce também, o benefício de oferecer intacto o seu valor nutritivo, dado que se come sempre crua.
O consumo de pelo menos uma laranja por dia, garante do aporte da dose diária recomendada de vitamina C, bem como de quantidade razoável de um dos melhores reguladores dos valores do colesterol.
Sumo de laranja
Face ao amplo universo de bebidas, existente à disposição do consumidor, a escolha do que beber torna-se cada vez mais complexa e carente de critérios claros e nutricionalmente honestos.
No que diz respeito aos aspectos nutricionais, apresentam-se na tabela seguinte, as composições nutricionais da laranja e do sumo de laranja.
Composição nutricional (por 100 gramas)
- -Energia(quilo-calorias)H. Carbono(gramas)Gordura(gramas)Proteínas(gramas)Vitamina C(miligramas)Laranja428,50,60,760Sumo de laranja fresco4610,00,50,360Sumo de laranjaapós 1 hora4610,00,50,325
Conforme se pode verificar na tabela anterior o valor calórico, bem como os teores de hidratos de carbono, de gorduras, de proteínas e de vitamina C, entre a laranja e sumo fresco de laranja não são significativamente diferentes. No entanto, no que respeita ao conteúdo em complantix (conjunto de substâncias indigestíveis, vulgarmente designadas por fibra vegetal), sobretudo da fracção pectina, a laranja é incomparavelmente mais rica. Daí que se devam preferir os sumos de laranja turvos e com depósito. Indicadores da presença de certa quantidade de polpa.
No que se refere à frescura do sumo de laranja, parece ser evidente e manifesta a riqueza em vitamina C do sumo acabado de preparar quando comparado com outro, já preparado há 1 hora. De facto, a perda de vitamina C é significativa, sobretudo se o sumo se encontrar em contacto com o oxigénio do ar.
Curiosamente, o sumo proveniente de laranja da bacia mediterrânica, colhida madura, é mais rico de ácido ascórbico (vitamina C) do que o de fruta de regiões menos expostas ao Sol, ou colhida verde.
A quantidade de 100 ml de sumo fresco de laranja fornece, em média, a dose recomendada de vitamina C para os adolescentes, para além de contribuir para o suprimento das necessidades hídricas.
O Magnolia Caffé dispõe de uma grande lista de sumos naturais. Comprove que estamos sempre a criar o bem-estar!.
Fonte: Portal de Saúde Pública
Sem comentários:
Enviar um comentário